Projeto Livro Amigo

A APEEEML inicia no ano letivo 2023/2024 o projeto piloto LIVRO AMIGO para disponibilizar aos seus associados manuais escolares em formato papel e livros de leitura obrigatória ou sugerida na disciplina de Português.
A ideia fundamental é que através do LIVRO AMIGO se proceda à recolha e empréstimo de manuais escolares em formato papel e de obras que constem da lista de manuais escolares, da lista de obras de leitura obrigatória e da lista de obras de leitura sugerida do ano letivo em curso.
Para o efeito vamos começar pela angariação dos manuais escolares e das obras dos anos anteriores que permanecem na lista de livros deste ano letivo.
Como participar:

  1. Durante o mês de setembro, a APEEEML aceita doações de manuais escolares e livros do Plano Nacional de Leitura de anos letivos anteriores (“Livros”), que se encontrem em bom estado de utilização, na sala APEEML ou [local a acordar com o EML].
  2. A APEEEML publicitará no seu site e nas suas redes sociais, a lista de Livros disponíveis para requisição.
  3. Durante a primeira quinzena de outubro, os associados poderão requisitar qualquer Livro que haja sido doado à APEEEML pelo valor simbólico de 1 Euro, enviando um email para a apeeeml@ext.marista-lisboa.org com o assunto “requisição de Livro(s)”, indicando: (i) titulo pretendido; (ii) autor; (iii) editora e (iv) nome, ano e número de aluno para o quem as obras se destinam;
  4. A APEEML disponibilizará o(s) Livro(s) por ordem de receção dos pedidos, dando prioridade aos associados que hajam sido doadores (esta preferência é limitada ao número de livros doados).
  5. A comunicação da disponibilização do(s) Livro(s) requisitado(s) será feita, com a maior brevidade possível, para o email utilizado para requisitar os livros.
  6. A utilização do(s) Livro(s) é feita a título de empréstimo, pelo que deverá devolvê-lo(s) no final do ano letivo (primeira quinzena de julho) em bom estado de utilização.
  7. Se o(s) Livro(s) que requisitar não existirem no LIVRO AMIGO, ficará em lista de espera, não sendo garantida a entrega, nem dado um prazo para tal.
  8. Os montantes recebidos por cada Livro requisitado serão, integralmente, entregues a instituições ou projetos de solidariedade social, sendo anunciado no site e nas
    redes sociais da APEEEML, durante o mês de julho, o montante total recolhido e a instituição e/ou projeto a quem o montante foi entregue.

O sucesso desta iniciativa depende do primeiro passo de cada associado. Ajude-nos a recolher os Livros que já usou. Se ninguém iniciar o processo de doação nunca se conseguirá dinamizar esta iniciativa que promove a sustentabilidade e traz benefícios a todos os Pais e Encarregados de Educação.